O Centro Médico Veterinário Life Vet está preparado para oferecer ao seu cão e gato o melhor atendimento nas disfunções cardiovasculares. Possuímos profissionais capacitados para um perfeito exame físico e aparelhos para exames complementares de diagnóstico.
As enfermidades cardiovasculares em cães e gatos representam um elevado percentual entre as doenças observadas na prática veterinária.
Apesar da importância dos exames como eletrocardiografia, ecocardiografia para o diagnóstico de disfunções cardiovasculares, a história e o exame clínico continuam sendo os passos mais importantes no estabelecimento de um diagnóstico correto.
Sintomas mais frequentes associados com doença cardíaca:
– TOSSE
– EDEMA OU ASCITE
– CANSAÇO AO EXERCÍCIO
– DISPNEIA; ORTOPNEIA (dificuldade respiratória quando o animal está deitado); RESPIRAÇÃO LABORIOSA (respiração difícil).
– EPISÓDIO DE DESMAIO OU SÍNCOPE
– CIANOSE (azul-arroxeada das mucosas; pele)
– CRESCIMENTO RETARDADO OU DESEMPENHO INFERIOR
Métodos de diagnóstico das cardiopatias em cães e gatos:
– HISTÓRIA E EXAME FÍSICO: A anamnese fornece informações valiosas e importante para a avaliação cardiovascular.
– RADIOGRAFIA: A radiografia torácica é fundamental na avaliação cardiovascular. A radiografia isolada, sem os indícios clínicos não é suficiente para um diagnóstico.
– ELETROCARDIOGRAFIA: A eletrocardiografia é o registro dos campos elétricos gerados pelo coração. As ondas representam estágios de despolarização e repolarização do músculo cardíaco. É um exame valioso para o diagnóstico e de fácil obtenção. É o exame de escolha inicial no diagnóstico de arritmias cardíacas, frequência cardíaca e ainda pode dar informações sobre dilatação e hipertrofia das câmaras cardíacas.
– ECOCARDIOGRAFIA E ULTRA-SOM DOPPLER: A ecocardiografia é um método não invasivo para avaliar a anatomia e a função cardíaca. Avalia o tamanho das câmaras cardíacas, a espessura e os movimentos de suas paredes, a configuração e os movimentos das válvulas cardíacas e o estado dos grandes vasos proximais.
Animais que sofrerão intervenção cirúrgica, devem passar por uma avaliação cardíaca antes do procedimento. de acordo com a orientação do Médico Veterinário.