6. dezembro, 2012|Patologias|Comentários desativados em Hipoglicemia em Cães e Gatos

A Hipoglicemia ocorre quando a concentração de glicose é inferior a 60 mg/dl.

Os sinais clínicos  costumam aparecer quando a concentração sanguínea de glicose  é inferior a 45 mg/dl, porém isto pode variar. O desenvolvimento dos sinais clínicos depende da concentração de glicose no sangue, da taxa de declínio na concentração e da duração da hipoglicemia. Os sinais clínicos incluem convulsões, fraqueza, colapso, ataxia, e, menos comumente letargia, cegueira, alteração do comportamento e coma.

Dependendo da causa, os sinais clínicos podem ser persistentes ou intermitentes. O sinal clínico característico de hipoglicemia (a convulsão) tende a ser intermitente, qualquer que seja a causa. Cães e gatos geralmente se recuperam das convulsões hipoglicêmicas em 30 segundos a 5 minutos devido à ativação de mecanismos contrarreguladores que bloqueiam os efeitos da insulina, estimulando a secreção de glicose hepática e promovem aumento da concentração sanguínea de glicose.

CAUSAS DE HIPOGLICEMIA EM CÃES E GATOS:

– Tumor de células beta (insulinoma)

– Neoplasias extra pancreática (Carcinoma hepatocelular, Leiomiossarcoma,leiomioma, Hemangiossarcoma).

– Insuficiência hepática

– Sepse

– Hipoadrenocorticismo

– Hipopituitarismo

– Hipoglicemia idiopática (Hipoglicemia neonatal; Hipoglicemia juvenil; hipoglicemia dos cães de caça

– Insuficiência renal

– Neoplasia do pâncreas exócrino

– Deficiência de enzimas hepáticas

– Policitemia grave

– Inanição prolongada

– Armazenamento prolongado de amostra sanguínea

– Iatrogênica (Tratamento com insulina; Tratamento com sulfonilureia; Ingestão de etanol; Ingestão de etilenoglicol)

– Artefatos (Dosadores de glicose; Erros laboratoriais)

A hipoglicemia deve ser sempre confirmada antes da pesquisa das possíveis causas. A avaliação cuidadosa da anamnese, os achados ao exame físico e os resultados dos testes sanguíneos de rotina (Hemograma completo, Perfil Bioquímico Sérico, Urinálise) em geral fornecem indícios da causa.

É raro um cão ou gato com sinais clínicos do sistema nervoso central provocados por hipoglicemia não responder a um tratamento inicial.

A hipoglicemia prolongada pode resultar em lesões cerebrais irreversíveis e consequentemente, hipóxia celular. Nesses animais o prognóstico varia de reservado a desfavorável.