RELATO DE CASO
Foi atendido no Centro Médico Veterinário Life Vet, um animal da espécie felina, raça srd, fêmea, de 14 anos, com aumento de volume em membro torácico esquerdo na região de úmero ate falanges.
Foi solicitado RX da região.
Laudo Radiográfico
MEMBRO TORÁCICO ESQUERDO
– Aumento de volume dos tecidos moles que se estende desde a articulação úmero rádio ulnar até as falanges, sem evidências de comprometimento ósseo adjacente. Preservação das demais estruturas ósseas e articulares em estudo.
– Não há evidências radiográficas de nódulos com características metastáticas dispersos pelo parênquima pulmonar.
EXAME CITOLÓGICO
MATERIAL: Membro torácico esquerdo
MÉTODO DE COLETA: Punção aspirativa por agulha fina
CONCLUSÃO: Achados compatíveis com neoplasia maligna de origem mesenquimal: sugere fibrossarcoma pouco diferenciado ou fibro-histiocitoma maligno (tumor de células gigantes).
LAUDO HISTOPATOLÓGICO
Diagnóstico: Nódulos subcutâneos: Sarcoma de baixo grau
O animal foi submetido à amputação do membro torácico esquerdo.
LAUDO ANÁTOMO-PATOLÓGICO.
Avaliação Macroscópica
Encaminhado fragmento de membro anterior esquerdo medindo 16,0 X 4,0 X 3,0 cm apresentando em região caudal ao coxim (metatarso) aumento de volume medindo 3,0 X 3,0 X 2,0 cm. Ao corte observa-se aumento de volume que se estende até o músculo ventral da região de rádio ulna de superfície lobulada, coloração esbranquiçada, consistência macia e aspecto homogêneo*.
* Fragmento ósseo submetido ao processo de descalcificação.
Técnica Histológica
Hematoxilina & Eosina
Avaliação Microscópica
A análise microscópica do fragmento de aumento de volume em região caudal ao coxim (metatarso) de membro anterior esquerdo encaminhado revela na derme profunda e estendendo-se ate musculatura proliferação neoplásica de células fusiformes arranjadas em feixes multidirecionais, sustentadas por moderado estroma colagenoso por vezes contendo mucina em moderada quantidade. Essas células exibem citoplasma eosinofílico de contornos indefinidos, núcleo alongado a ovalado e um ou dois nucléolos evidentes. O pleomorfismo é moderado a elevado, e verifica-se moderada quantidade de células bi e multinucleadas, anisocitose e anisocariose acentuados. O índice mitótico é moderado a elevado com figuras de mitoses atípicas. A epiderme apresenta-se integra. Verifica-se no tecido ósseo adjacente áreas de reação periosteal; ausência de infiltração de células neoplásicas. As margens cirúrgicas apresentam-se livres de células neoplásicas.
Diagnóstico:
Membro anterior esquerdo: quadro morfológico compatível com Neoplasia maligna indiferenciada*.