CASO 1: DIABETE MELITO E ÚLCERA DE CÓRNEA
CÂO DA RAÇA MALTÊS, IDADE 8 ANOS.
Animal foi encaminhado ao nosso Centro Médico com corrimento ocular. Na anamnese, proprietário relatou que o animal bebia muita água e urinava muito, apresentava-se apático e com perda do apetite. Ao exame clínico, animal apresentava-se magro e com hálito forte. Ao exame pela Oftalmologista foi diagnosticado Entrópio, Ceratite e Úlcera de Córnea. Foi indicado coleta de sangue e urina. O resultado dos exames mostrou-nos valores da glicemia e cetona acima do normal. Foi pesquisado o valor do T4 (hormônio da tireoide) o qual encontrava-se diminuído. Foi pesquisado também o Cortisol (supressão com Dexametasona) e o resultado foi normal. Foi realizado Ultrassonografia na qual foi encontrado aumento da ecogenicidade do Fígado e Hepatomegalia.
Foi instituído terapêutica com fluido terapia e insulina com rigoroso controle laboratorial e clínico, e também tratamento para a ceratite e úlcera de córnea. Após um período de 5 dias, a cetona foi normalizada e a glicemia sob controle. Foi instituído também tratamento para o Hipotireoidismo e Úlcera de Córnea. Neste momento não foi realizado o recobrimento da córnea devido ao estado crítico do paciente.
Após 3 semanas, a Úlcera de Córnea evoluiu para uma Hérnia Descementocélica. No eletrocardiograma foi encontrado um Bloqueio átrio-ventricular de segundo grau. Com a glicemia controlada (de 400 mg/dl para 127 mg/dl) o animal foi anestesiado e realizado um flap, abrangendo pálpebra superior e inferior, conjuntiva e membrana nictante. Foi instituída nova terapêutica.
FOTOS DE 12/11/2012
FOTOS DE 30-11-2012
FOTO 04/12/2012
FOTO 05/12/2012
Flap Conjuntival/Palpebral
FOTOS 15/12/12
Retirada dos pontos
Sem Comentários